Argentina: calote piora cenário econômico para Zema e Bolsonaro - Interesse de Minas

Argentina: calote piora cenário econômico para Zema e Bolsonaro

A pauta de exportações de Minas Gerais para a Argentina inclui dois setores essenciais para a economia do estado: mineração e automotivo

  • por em 2 de setembro de 2019 | atualizado: 13/02/2020 - 12:22

A Fiat Chrysler (FCA), que tem fábrica em Betim, está prevendo redução de 30% nas exportações para a Argentina neste ano (Foto: divulgação/FCA)

João Carlos Firpe Penna
joaocarlos@interessedeminas.com.br

Um novo “abacaxi” para o governador Romeu Zema descascar, no campo da economia vem da Argentina. A má notícia é que os “hermanos” acabam de anunciar o calote da sua dívida externa e dos compromissos financeiros em geral.

Para complicar o cenário para Minas Gerais, a pauta de exportações para a Argentina inclui dois setores essenciais para a economia do estado: mineração e automotivo. No primeiro, o estrago para este ano já é irreversível e começou com a tragédia de Brumadinho, em janeiro.

No setor automotivo, o carro chefe é a Fiat Chrysler (FCA), que está prevendo redução de 30% nas exportações para a Argentina neste ano. Em 2018, as vendas para lá atingiram 64 mil unidades.

O setor automotivo nacional avalia que poderá reduzir em pelo menos 240 mil o total de unidades exportadas para a Argentina neste ano.

No âmbito mais geral, o cenário, para o Brasil e para Minas, particularmente, depende dos entendimentos do já quase-derrotado governo de Mauricio Macri, que perdeu recentemente as eleições primárias para a chapa peronista de Alberto Fernández e Cristina Kirchner.

Este quadro é duplamente ruim para o Brasil. Na economia, o estrago está feito, pois a Argentina é o terceiro maior parceiro do Brasil, atrás de China e EUA.

Na política, o estrago está em andamento, pois Bolsonaro fez campanha aberta para Macri – o que ajudou a alavancar Fernández.

Em tempo: enquanto Macri se enterra por lá, por aqui reprovação de Bolsonaro bate recorde e vai a 38%, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda feira (02/09).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
Papo retoÚltimas

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel A

Tome vergonha na cara! Primeiro que não foi o apoio do Bolsonaro, que fez Fernandez alavancar nas primárias daquele país. Segundo, que só acredita em data folha, quem apoia a esquerda. Pessoas sensatas, não dão credibilidade para determinadas pesquisas. Datafolha é do grupo folha, obviamente….Portanto, o instrumento deles é atacar o novo governo. Quanto a uma parte dessa matéria é podre, como a esquerda.

Domingos Sávio de Oliveira

Uma palavra que todo bolsomion sabe: amém!

MARCUS VINICIUS GONCALVES

Parabéns, único canhoto sensato ao admitir que os apoiadores de bolsonaro ou conservadores de direita seguem a luz de Deus, Já vcs são uma desgraça que seguem perfeitamente o plano de satanás de nos destruir, todo país comunistas e canhotos são uma vergonha e destruição e querem isso para todo o mundo ou toda a galaxia durante a sua existência. Até Deus afirma que o correto é caminhar pela direita, quem somos nós para ir contra. esquerdopatas como vc e um lixo humano são a mesma coisa, Amém.

Domingos Sávio de Oliveira

Você é duplamente estúpido (se isso é possível), vejamos:
É típico de todo cordeiro direitista pensar (se é que pensa) que todos que têm divergência são esquerdistas. Nunca fui e jamais serei.
É também típico da maioria de protestantes seguirem cegamente seus “pastores” forjados em salões espalhados pelas periferias deste Pais grande e bobo. Assim, caro fundamentalista, estude um pouco e aprenda a pensar por si…

Jose Adauto Resende

Não tenho religião, Graças a Deus. Mas farejo um maconheiro comunista até pela internet… E falar contra Deus é de uma burrice petista. Tente ler, se é que não foi alguém que escreveu aqui para Vc, o que é Deus para Einstein segundo Espinosa, e Vc verá que até um lixo como Vc foi feito por ele para que os iluminados possam aprender o que é o mal….

Domingos Sávio de Oliveira

Você pode até negar, mas é protestante mesmo. E, como a maioria, cordeiro.

ocampi

Não tenha dúvida que 100% dos eleitores do Bolsonaro pensam e estudam muito e trabalham mais ainda. Já os esquerdas apenas criticam e lêem Carta Capital ou alguma porcaria escrita para um povo geração LULA.

MARCUS VINICIUS GONCALVES

Parabéns amigo, mas essa critica ao bolsonaro é coisa de canhoto. Ele só esta fazendo coisas para melhorar o nosso país e o nosso respeito. Não caia na arapuca desses canhotos. Mito vai e segue o jogo.

Nosferatu

É óbvio que a Argentina vai afundar ainda mais com esse novo governo dando calote no mundo inteiro. Ou seja, a Argentina vai perder investidores do mundo inteiro, não só do Brasil. Acho que deve ser mais óbvio ainda que o Brasil não deva apoiar esse calote.

William Pádua

Jornalista você é um idiota completo para escrever este Monte de asneiras.

Jose Adauto Resende

Sensacionalismo em tudo. Quando uma oportunidade se fecha, várias outras se abrem. Mas isso não vende notícia de jornal e muito menos tem significado para estagiários…

Léo Straus

Impressionante , os hermanos vão colocar a gangster de novo no poder , só podem estar loucos.
coitados vão afundar o país na lama de novo , como pode ser tão burros .