Venda da Cemig: maioria é contra, mas pesquisa dá fôlego a Zema

Entre os entrevistados de todo o estado, 48% afirmaram ser contra a venda da estatal, mas o percentual dos que são a favor já atinge 36%

  • por em 21 de outubro de 2019 | atualizado: 13/02/2020 - 12:19

(Foto: Divulgação/Cemig)

João Carlos Firpe Penna
joaocarlos@interessedeminas.com.br

Em ação inovadora, a Associação Mineira de Municípios (AMM) iniciou a divulgação de uma série de pesquisas sobre questões relevantes para cenário econômico e político de Minas Gerais e do Brasil. Na primeira, um dos destaques é a privatização da Cemig.

A pesquisa procura identificar a percepção dos mineiros sobre a privatização da empresa. Como o levantamento é inédito, o resultado leva a uma boa reflexão. O tema é polêmico e tem sido motivo de debates, como vem registrando em sucessivas reportagens o Portal Interesse de Minas.

Entre os entrevistados de todo o estado, 48% afirmaram ser contra a venda da estatal, mas o resultado dá fôlego a Zema em sua batalha pela privatização. O percentual dos que são a favor já atinge 36%, o que não é pouco diante de uma questão tão relevante para os mineiros. O total dos que não sabem chega a 16%.

Como a disputa será longa e envolve, por enquanto, um referendo popular para que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprove a medida, a força da opinião pública passa a contar muito. Nos bastidores, hoje, o governo de Minas trabalha com a possibilidade de alterar a Constituição Mineira para acabar com a obrigatoriedade do referendo.

Se o resultado dessa pesquisa – assim como de outras que virão – indicasse 70% a 30% contra a venda, por exemplo, o embate seria muito mais duro para Zema.

Por outro lado, as forças políticas e econômicas contra a privatização também não colocaram o bloco na rua para valer. E o exemplo de outros estados que privatizaram a estatal de energia pode contar muito. Em Goiás, onde isso ocorreu, o preço da energia passou a pesar muito mais no bolso dos consumidores.

A luta vai ser grande. A conferir.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
Papo retoÚltimas

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ubirajaranunes

Vender

Hélio Coelho

Por que citaram Goiás e não São Paulo, onde a energia é 40% mais baixa que em Minas e todas foram privatizadas á muitos anos?…Eletropaulo, CPFL…tem que acabar com a boquinha das indicações políticas, privatiza tudo ZEMA…

Sevatec

Vc é mais um desconhecedor do mercado….os impostos consomem mais de 40% da tarifa que pagamos……estude mais e depois venha emitir sua opinião…..ah, e como vc tb nao sabe, quem determina a tarifa é a Aneel, ok?

Hélio Coelho

Ta recebendo de quem p tentar manter as mamatas/cabides de políticos na Cemig?….não me engana ….

Aloísio de Almeida

Típica resposta de quem não tem capacidade de estudar muito e passar em um concurso tão concorrido como o da Cemig.

Ales Lop

maioria é contra mas nem sabem o porquê. E a maioria que é contra não é capaz de solucionar problemas financeiros do Estado. Tem que vender e deixar de fazer o Estado controlar áreas onde não faz sentido. Minas possui empresas estatais que afundam o Estado financeiramente e não geram retorno. Apenas acho que antes da CEMIG tem que privatizar ou extinguir várias outras menos importantes e geradoras de despesas.

Aloísio de Almeida

Eu perdendo meu tempo lendo essa asneira de gente que nem sabe o que é geração de energia.

Jose Carlos Prado Alves

Por mim já tinha vendido!atrasa 20 dias a conta pra ver o que acontece

Sevatec

Corta!!!!! Inadimplente tem de ter serviço interrompido. Isso vale para tudo!!!

Sebastiao Nogueira

A dor de cotovelo é grande! São Paulo também privatizou. E deu certo! Para de chorar! #RomeuZema #NOVO

Aloísio de Almeida

Idiota!!!! Procure saber da Europa onde os serviços essenciais foram privatizados e agora estão sendo re-estatizados porque a ganância foi muita e o retorno falho.

Vitor Romeiro

Os funcionários e ex-funcionários são contra. Será que eles concordam em estender os benefícios da Forluz à população geral?

Sevatec

Vc sabe quais sao esses beneficios? A parte q cabe à Cemig é a mesma q uma empresa privada arcaria. A população acha q na Cemig é td cabide de emprego. Esquece q o cabide é causado pelo proprio governo. Vendam a Cemig e verão quem se candidatara a adquirir a empresa! Boa parte da população se emprenha pelo ouvido . Se a empresa for vendida por 20 bi, paga 2 meses de salario dos funcionarios do estado….aí, já era!!! Nao resolve pro estado e perde um patrimonio de quase 70 anos!

Aloísio de Almeida

A população em geral contribui mensalmente com parte de seu salário para a Forluz e assim ter direito a benefício dela ? Você recebe seu salário ficando a toa em casa ou tem que vender horas para a empresa?

Sou a Favor Devido Ao Fato: Tentar Salvar o Rio São Francisco e toda bacia do Rio São Francisco. Da Morte do Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da Tragédia de Brumadinho MG. (FOTO) Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, não foi Projetada para Fins de Estocar o Mar de Lama. CIR e DPA, Piezômetro? Irá Romper e Matará todo o Grande Lago da Represa de Treis Marias no desaguar o Rio Paraopeba perto de Felixlândia MG; ATÉ O MAR entre os ESTADOS DE SERGIPE E ALAGOAS:
Ou comprador da Cemig: Ira terá um novo Elefante Branco Com Varias Hidrelétricas desativadas improdutivas até o MAR DOS ESTADOS DE SERGIPE E ALAGOAS: SENDO QUE MAR DE LAMA TRAZIDO PELO RIO PARAOPEBA DA TRAGÉDIA DE BRUMADINHO MG; IMPEDIRÁ QUALGUER GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA… comment image

O PAPAI NOEL do Rio São Francisco. ZAP Tel.: (31) 98889-1229 Carlos Francisco Lobato. E-mail: lobatonet@gmail.com pagina Face book: Retiros Espirituais.

Tenta Salvar o Rio São Francisco e toda bacia do Rio São Francisco. Da Morte do Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da Tragédia de Brumadinho MG; Com requerimentos Protocolo 81236, a CPI do Meio Ambiente e CPI de Brumadinho e Mistério Público. Necessita Obter atenção da Mídia, TVs. Jornais para informar ás pessoas.

Os Governadores dos Respectivos Estados: Bahia, Pernambuco, pois Rio São Francisco deságua no Mar entre, Sergipe e Alagoas, Distrito Federal Brasília, Minas Gerais e os Governadores dos Estados Beneficiados com a Transposição do Rio São Francisco Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Têm por prioridade de defender a Vida humana, as Cidades e os Rios, Florestas, Animais Selvagens e o meio Ambiente;

Pois não Haverá Agropecuária se deixarem o Rio São Francisco Morrer pelo Mar de Lama trazido pelo Rio Paraopeba da tragédia de Brumadinho MG. Arcar Materiais de Construções e todos os Custos.

Solicitando ajuda Humana e de Maquinários pesados, As 521 Prefeituras dos Municípios onde Passa o Rio São Francisco. Urgência imediata, antes chuvas fortes de Novembro e Dezembro em Minas Gerais, (Como Força Tarefara).

‘’Necessita de Construir uma Barragem Forte ou Muro contenção para deter todo Mar de Lama, abaixo no Município de Pompéu MG; da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja. Assim poderá Salvar toda Bacia do Rio São Francisco’’
.Onde Está o CIR? É pra ver se tem Trinca DPA? É para Dar o grau de Assolamento ( ou morreu tudo) e Pesomêtro e ou MAR de Lama ou pra ver peso que Barragem comporta. Auscultação (piezômetros, indicadores de NA, inclinômetros)? O MAR DE LAMA ESTA CHEGANDO
Já Tinha de ser Construído Dois CANAIS com RETRO ESCAVADEIRA DE ARRASTRO: em paralelo a Margem Direita Rio Paraopeba 1 Margem Esquerda Rio Paraopeba 2. Córregos e afluentes e Mananciais com água Pura e cristalina desviada para novos percursos Com Retro Escavadeira de Arrasto com percurso 85 km.
Fechando todo desaguar de água no Leito do Rio Paraopeba Secando – o.

Márcia Souza

Sou totalmente CONTRA a privatização da COPASA e CEMIG.
Quem é a favor da privatização ignora o conceito de subsídio cruzado e o papel social que estas empresas representam.
Cidades grandes como Belo Horizonte dão lucro, e o setor privado quer comprar a qualquer custo.
Agora pensem… qual empresa vai querer assumir cidades pequenas e que só dão prejuízo?
A população destas cidades pequenas irá sofrer ainda mais, pois o município não terá como arcar com estes serviços. Quem assumirá? O governo de Minas, que está falido?
Quanto ao termo “cabide de emprego”, é claro que existe. Coloquem a corja pra fora, lembrando que foi o próprio governo quem colocou-a lá.
É óbvio que estas empresas tem muita gordura pra enxugar – basta serem melhor administradas.
Mas vendê-las, ainda mais a preço de banana… NÃO!!
Saneamento e energia elétrica são serviços essenciais à população. Pensem nisso!!

João Neto

Foda-se se vai privatizar a CEMIG, nós queremos é emprego, porra…