Minas lidera ranking nacional de armas de fogo no país

A cada dia, 13 novas armas de fogo são registradas por pessoas físicas em Minas Gerais

  • por em 22 de julho de 2019 | atualizado: 13/02/2020 - 12:45
Da redação
redacao@interessedeminas.com.br

A cada dia, 13 novas armas de fogo são registradas por pessoas físicas em Minas Gerais. O levantamento é da Polícia Federal e coloca o estado no topo do ranking nacional de aquisição de armamento pelas vias legais nos primeiros quatro meses do ano.

Hoje, Minas tem mais de 60 mil registros ativos de armas, segundo a corporação. Desse total, 57% – cerca de 34 mil armas – estão na mão de pessoas físicas. O número, no entanto, não inclui o armamento ilegal e clandestino que também circula no estado.

Os dez estados que mais adquiriram armas no primeiro quadrimestre de 2019

Minas Gerais1.599
Rio Grande do Sul1.355
Santa Catarina1.249
Paraná1.240
Goiás1.099
São Paulo1.027
Mato Grosso517
Rio Grande do Norte413
Rio de Janeiro345
Bahia343
Fonte: Polícia Federal

Em 2018, de acordo com levantamentos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-MG), pelo menos 23 mil armas foram apreendidas em operações realizadas pelas polícias militar e civil.

Para especialistas, a procura de por armas de fogo tende a se tornar maior à medida em que a legislação se torne mais flexível no país. Em janeiro, um decreto do presidente Jair Bolsonaro facilitou a compra de armas e outros decretos, ainda em discussão, facilitam também o porte de armas. Bolsonaro, desde a campanha eleitoral, defende a ideia de armar a população.

Estado também é líder em apreensão de armas ilegais

O maior registro de armas ilegais apreendidas em todo o país também está em Minas. Quem afirma é o advogado Bruno Langeani, especialista em segurança pública do Instituto Sou da Paz, instituição que estuda soluções para a segurança pública no país.

Para ele, a situação é crítica já que o crescimento dos crimes violentos e da disponibilidade de artefatos para os delitos estão diretamente relacionados ao excesso de armas em circulação.

Ele explica que parte das armas que circulam no mercado ilegal sempre vêm do Paraguai ou de outros países que fazem fronteira com o Brasil. Adverte, no entanto, que mais da metade do que é apreendido no Sudeste é fabricado dentro do Brasil.

“Ou seja, são armas originalmente vendidas de forma legal, mas que, por diversas razões, acabam no mercado clandestino, afirma. “A arma que foi adquirida para ser instrumento de defesa, transforma-se em fonte de violência”, denuncia Langeani.

Homicídios por arma de fogo em Minas Gerais

AnoNúmeroTaxa
20072.98315,1
20082.75513,9
20092.60313,0
20102.45612,5
20113.00015,2
20123.22816,3
20133.468 16,8
20143.377 16,3
20153.214 15,4
20163.32115,8
20173.06714,5
Fonte: Atlas da Violência 2019

Histórico de violência

O massacre de Suzano (SP), que deixou 10 mortos em março, não foi o primeiro ataque armado a uma escola registrado no país. Em 2017, um estudante de 14 anos matou a tiros dois colegas em uma escola particular de Goiânia.

Em 2012, outro jovem de 16 anos atirou contra três alunas de uma escola pública em João Pessoa, na Paraíba. Em 2011, um ex-aluno de 23 anos matou 12 pessoas em uma escola em Realengo, no Rio de Janeiro.

O especialista em segurança pública e criminalidade Robson Sávio Souza garante que as soluções para o ambiente escolar devem extrapolar a ideia de aumentar o controle, a vigilância e a repressão.

Distinguir os tipos de violência nesses locais, defende Souza, é essencial para solucionar conflitos. Souza cita o sociólogo francês Bernard Charlot, que diferencia violência da escola, violência na escola e violência contra a escola.

“Isso nos mostra que, no caso da violência na escola, ela deve ser tratada sob o ponto de vista pedagógico, uma vez que a instituição, como qualquer outro ambiente social, é conflitivo”, afirma.

Para Robson, as escolas precisam se preparar para lidar com essas situações. “A violência na escola é algo que sempre aconteceu e vai continuar acontecendo. E isso não se resolve com polícia e, sim, com educação”, explica.

Articulação entre atores públicos

O especialista cita ainda a violência contra a escola. Ele esclarece que, nesse caso, os problemas vão além da questão pedagógica, envolvem gangues e o espaço escolar começa a ser lugar de disputa por conta de drogas ou armamento. Em situações dessa natureza, defende, a escola deve se articular com outros atores públicos, inclusive a polícia, para enfrentar a situação.

“O corpo dirigente, professores e pais devem sempre avaliar como a violência se manifesta na escola, já que cada realidade é diferente”, diz. “A receita pronta para resolver estes problemas não existe e cada caso deve ser discutido a partir da realidade local”, finaliza o especialista.

A favor do porte de armas

Radialista e agora senador, Carlos Viana (PSD) defende a anulação do estatuto do desarmamento – lei de 2003 que regulamenta o comércio de armas e munições no Brasil. Ele acredita que pessoas devidamente treinadas e avaliadas psicologicamente devem ter o direito de portar armas, conforme informações de seu site oficial.Procurado pela reportagem do Interesse de Minas, o político informou que não vê influências do massacre de Suzano no debate sobre a questão das armas no Congresso.

“O que se debate aqui, entre os deputados e senadores, é a arma para legítima defesa, o direito da pessoa de acessar uma arma para defender a si mesmo e a família. É bem diferente da tragédia que aconteceu em São Paulo”, afirma o senador Carlos Viana.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
Minas em númerosÚltimas

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lauar

Perfeito!!

Reginaldo Alves Da Costa Alves

Para ser perfeito ninguém poderá ter acesso a sua arma, seu filho, um invasor que adentrar a sua casa, uma briga entre familiares, até mesmo os valentões de plantão com a cabeça cheia de álcool.

Jorge Luiz Tocafundo

Reginaldo, algumas pessoas que você enumerou CERTAMENTE NÃO PASSAM NO PSICOTÉCNICO E NÃO PODERÃO TER ARMAS< deixa de ser mané, raciocine!
O Overthinker não vai deixar a arma na mesa da sala para que o filho ou um ladrão tenha acesso à ela mas poderá usa-la pra defender o filho dele do invasor que adentrar a casa.

Reginaldo alves da costa costa

O espertão mané de galocha, todo policial militar que comete algum tipo de crime fizeram testes psicotécnico e estão sujeito aos erros vc um zé cú da vida quer tocar fundo no cú do capeta.

Reginaldo alves da costa costa

O espertão mané de galocha, todo policial militar que comete algum tipo de crime fizeram testes psicotécnico e estão sujeito aos erros vc um zé cú da vida quer tocar fundo no cú do capeta.

Joaquim Antônio de Souza

Graças a Deus. Notícia boa de vez em quando é bom

Reginaldo Alves Da Costa Alves

Depois vc verá as mortes provocadas pela noticia boa.

Jorge Luiz Tocafundo

Agora quem pode ter posse ou porte de armas passa por psicotécnico e, se usar, vai saber usar.
Concluo que as ‘mortes provocadas’ que você comentou, serão dos provocadores ilegais que assaltam e roubam, e não dos que possuem armas legalmente que infelizmente ou não, isso é bom, com armas legalizadas ficaremos livres dos tralhas!

HUMBERTO ALVES GOBIRA

DEIXE DE FALAR BESTEIRA, OS BANDIDOS ESTÃO ARMADOS ATÉ OS DENTES, MATANDO MAIS DO QUE EM DETERMINADAS GUERRAS.
OS HOMICÍDIOS COMETIDOS COM ARMA DE FOGO AUMENTARAM MUITO DEPOIS DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO.
SE INFORME.

Reginaldo alves da costa costa

Armado, o cidadão tende a reagir e, na reação, torna-se alvo com mais frequência. Até porque a enorme maioria da população não tem preparo e treinamento adequado para o uso de arma de fogo.( pelas letras usadas em caixa alta da pra ver o tamanho da sua ignorância vc realmente ta capacitado a usar arma de fogo).

HUMBERTO ALVES GOBIRA

SE PRECISAR USAREI COM PRECISÃO, PRINCIPALMENTE COM CERTOS TIPOS DE BANDIDOS.
VOCÊ É, PELO COMENTÁRIO, UM SER SEM CONHECIMENTO DE CAUSA.

Emilio Zanni

Diferente de comprar 1 carro mesmo sem saber dirigir, o pré-requisito p/ se comprar arma é ser aprovado no psicotécnico, frequentar curso de tiro, ter aproveitamento mínimo de 70% no curso e conseguir o certificado, ou seja, precisa saber manusear a arma com confiança e atirar bem. Se “não tem preparo e não treinamento adequado”, então não pode comprar a arma. Simples assim!

Emilio Zanni

Diferente de comprar 1 carro mesmo sem saber dirigir, o pré-requisito p/ se comprar arma é ser aprovado no psicotécnico, frequentar curso de tiro, ter aproveitamento mínimo de 70% no curso e conseguir o certificado, ou seja, precisa saber manusear a arma com confiança e atirar bem. Se “não tem preparo e não treinamento adequado”, então não pode comprar a arma. Simples assim!

Gilney

Reginaldo, deixa de ser otário e ingenuo. Minas tem hoje cerca de 500 mil armas ilegais e na mão de bandidos e assassinos. Eles é que estão matando e fazendo este ranking crescer. As 30 mil armas legais nas mão de pessoas fisicas estão bem guardadas e seus donos além de serem de pessoas do bem e de familia, passaram por mil testes na Policia Federal antes de te-las.

overthinker

Reginaldo, voltando a este assunto, você viu o resultado? Tivemos uma redução em 22% de homicídios em 2019 e um aumento de 50% nos registros de armas.

overthinker

A arma é uma ferramenta, como qualquer outra. Se mal utilizada, pode gerar graves consequências.

Pra quem ainda não sabe, bandidos geralmente planejam minimamente os crimes. E as forças de segurança pública (ex. PM) chegam geralmente depois da ocorrência, ou seja, quando você já tiver sofrido as consequências do ato criminoso. Ou você acha que em menos de 20 segundos vai surgir um policial armado herói para te defender de um agressor?

Uma alternativa é criminalizarmos também facas, pregos, pedras, porretes, carros, caminhões, ônibus e artes marciais. E promovermos uma educação da população na ordem de 1000 anos em 1 mês, além de uma consciência coletiva sem precedentes.

Outra alternativa seria cortarmos os braços, as pernas e promovermos cirurgias cerebrais na população, de forma a transformar todos em vegetais apáticos.

Quem sabe isso não acaba com a violência? Com a violência, não com a maldade. Essa última só não existe no tal reino dos céus. kkkk

Outra opção é mudarmos para um planeta chamado Utopia, onde todos são felizes, cultos, sábios e não há violência nem maldade.

Mas se você mora no Brasil, em 2019, não impeçam o meu direito de defender minha família de uma agressão grave e injusta.

Obrigado.

Jorge Luiz Tocafundo

“Pra quem ainda não sabe, bandidos geralmente planejam minimamente os crimes.”
Essa talvez seja a melhor frase do seu comentário, Overthinker.
Um comandante do GOE já me disse que a polícia fica sempre pra trás correndo pra corrigir erros dos ‘bandidos e prende-los que quase na totalidade, planejam minimamente os crimes.’

Reginaldo alves da costa costa

Crakeiro sai de cena.

overthinker

Outra sugestão: Desarmemos o exército, as polícias e os bandidos. Quando isso acontecer, entrego minha arma com todo gosto do mundo. E pego minha nacionalidade de Utopia. Até que ela seja invadida e tenha o nome alterado para Idiocracia.

Jorge Luiz Tocafundo

Quando isso acontecer farei o mesmo, basta me indicarem onde fica o consulado utópico pra tirar minha cidadania!

Jorge Luiz Tocafundo

Se pudesse, eu compraria um tanque de guerra e morava nele, aí sim seria seguro morar no Brasil!
Só pagaria IPVA e ficaria livre do IPTU. Não é uma ‘boa’ ? 🙂

Reginaldo alves da costa costa

Todo mané e arrogante so aprende a defender com arma, psicologia e coisa de outro mundo para este tipo de sujeito.

Murilo Garcia Valadares

O crime organizado agradece. Armamento proibido é muito mais caro, difícil e arriscado obter. Agora basta criar um laranjal para comprar armamento. O Queiroz pode dar consultoria.

Bruno Mereu

Esse negócio de legítima defesa é complicado. Você se defende do agressor, mas se ele for menor de idade, mulher ou idoso, meu amigo, cê tá no sal. Falo isso de experiência própria.

Bruno Mereu

E quando você precisa da polícia e ela não vai?. Ou até vai ,no dia seguinte para lavrar um B.O. Você vai desejar ter uma arma quando ficar assistindo do seu sistema de CFTV que você pagou caro, os bandidos andando no seu quintal e roubando seus pertences.

Gilney

As duas estatisticas não refletem a interação direta entre os dados, portanto é uma reportagem tendenciosa e portanto, ainda, desonesta. A maioria do aumento dos crimes por arma de fogo é por conta da ilegalidade, ou seja, são crimes praticados por criminosos que adquiriram as armas de forma ilegal e não por acidentes domésticos ou praticados por pessoas do bem que adquiriram legalmente suas armas.