Natal é a esperança dos lojistas da capital para amenizar prejuízos de 2020

Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na capital, valor próximo do ano passado

(Foto: freepik.com)

Da redação
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As vendas de Natal são a esperança dos lojistas da capital mineira para amenizar os prejuízos de 2020, causados pelas lojas fechadas por muito tempo devido à pandemia do novo coronavírus. Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revela que a temporada deve injetar R$ 3,26 bilhões na economia da cidade. O valor chega próximo ao de 2019, em que o montante ficou em R$ 3,32 bilhões. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 13 de novembro, com 284 lojistas da capital.

Os empresários entrevistados esperam que, em média, os consumidores comprem dois presentes, desembolsando um valor médio de R$ 102,92 em cada produto. “O Natal é a grande data do comércio. Sempre gera expectativa e movimentação. Este é um ano atípico, o consumidor ainda está receoso e o lojista tentando se recuperar das perdas do longo período de lojas fechadas. Mas, ainda assim, temos a esperança de que a data vai trazer bons negócios para o setor”, pontua o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Os principais presentes que vão ficar aos pés das árvores, na visão dos lojistas são: vestuário (39,9%), acessórios como bolsas e mochilas (13,8%), calçados (11,7%), utensílios domésticos e itens de decoração (7,8%) e cosméticos ou perfumes (7,1%).

O pagamento desses presentes será realizado, preferencialmente, à vista no cartão de crédito (40,6%), parcelado no cartão de crédito (39,6%), cartão de débito (17,3%) e dinheiro (2,5%). “Observamos que o consumidor irá escolher, em média, até cinco prestações para quitar as compras da data”, pontua o presidente da CDL/BH.

Internet para aumentar as vendas

As mídias sociais surgem como a principal vitrine dos lojistas para divulgação dos produtos. O Instagram é a escolha de 76% dos comerciantes. O Whatsapp será utilizado por 46,6% e o Facebook por 43,1%. Mas a boa e velha propaganda boca a boca ainda é eleita por 28,3% dos entrevistados. A comunicação off-line, ou seja, aquela feita fora dos meios digitais será utilizada por 16,6% dos lojistas.

Além da divulgação em mídias sociais, os lojistas vão investir no atendimento qualificado (80,6%), divulgação de produtos (64,8%), decoração da loja (40,8), flexibilidade de pagamento (31,7%) e promoção/liquidação (26,1%) como potencializadores de vendas para o Natal.

Para os entrevistados, outros fatores que podem contribuir para o aquecimento do comércio na temporada são: liquidação/promoção, aumento do número de consumidores empregados, flexibilidade nas formas de pagamento, divulgação e adiantamento do 13° salário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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Minas em números
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