Da redação
redacao@interessedeminas.com.br
Em meio à pandemia do coronavírus, os jovens mineiros interessados em empreender poderão ter acesso à capacitação sem sair de casa: Minas Gerais aderiu uma iniciativa que oferece cursos gratuitos de empreendedorismo, voltados para o público jovem.
A abordagem inclui jovens que precisam abrir um negócio para ter renda própria, além dos micro e pequenos empreendedores que enfrentam dificuldades para manter suas empresas funcionando em meio à pandemia da covid-19.
Por meio de aulas gratuitas e on-line, o programa, chamado Juventude Empreendedora, tem foco na capacitação de pessoas entre 17 e 29 anos. O conteúdo é baseado em respostas a dúvidas para que o público tire dúvidas e seja capaz de transformar ideias de negócios em empresas.
O programa Juventude Empreendedora é idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e realizado pelo Conselho Nacional da Juventude do Brasil em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social.
As aulas on-line utilizam uma metodologia que ensina a transformar ideias em negócios que gerem renda, com baixo custo, em 11 etapas. Entre os assuntos estão finanças, comunicação on-line e off-line e gestão de pessoas.
Vantagens e inscrições
Coordenador de Políticas para a Juventude da Sedese, Tomaz Moreira destaca que o programa amplia os horizontes dos jovens que estão em busca de emprego. “O público jovem tem uma grande dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e enfrentam uma taxa de desemprego que, às vezes, é o dobro da população geral. A chegada deste curso mostra para os jovens que existem outras oportunidades, outras formas de gerar renda”.
O método do programa já foi aplicado em 12 países, com mais de 12 mil alunos capacitados, 4 mil negócios abertos anualmente, 100 mil pessoas impactadas indiretamente e renda acumulada acima de R$ 120 milhões. A próxima capacitação será entre os dias 15 e 19 de junho, com aulas on-line. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas pelo site https://www.juventudeempreendedora.com
Ação internacional
Além de brasileiros, o programa também capacita empreendedores dos países de língua portuguesa: Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste. A ação conta com apoio dos Conselhos Nacionais de Juventude dos respectivos países.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.