Feriados prolongados em 2020 prometem impulsionar turismo mineiro - Interesse de Minas

Feriados prolongados em 2020 prometem impulsionar turismo mineiro

Ao longo do ano, serão nove feriados prolongado; só no primeiro semestre, serão seis

  • por em 16 de janeiro de 2020 | atualizado: 13/02/2020 - 12:11

O Conjunto Moderno da Pampulha é um dos Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela Unesco (Foto: Miguel Aun/PBH)

Da redação
redacao@interessedeminas.com.br

Os feriados prolongados de 2020 estão criando expectativas positivas para os setores de turismo e comércio em Minas Gerais e no Brasil. Nessas datas, em que muitas pessoas aproveitam o período para viajar e descansar, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) projeta uma expansão entre 8% e 14% no movimento. Ao longo do ano, serão nove feriados prolongados. Só no primeiro semestre, serão seis – isso sem contar as datas comemorativas municipais.

Em Minas Gerais, as expectativas são altas. Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha, o estado é um dos destinos preferidos pelos turistas. As terras mineiras concentram o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela Unesco.

Ao todo são quatro: Centro Histórico de Ouro Preto; Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas); Centro Histórico de Diamantina; e o Conjunto Moderno da Pampulha (Belo Horizonte) – destinos cotados a atrair ainda mais turistas durante os feriados.

A analista de turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Milena Soares, considera todo esse movimento positivo, pois contribui para o aquecimento da economia. “Podemos observar uma tendência crescente de investimentos nesses setores, que aproveitam os feriados para atrair e fidelizar novos clientes, movimentando toda a cadeia, o que inclui serviços de transporte, hotéis, restaurantes, agências de viagens, guias de turismo, dentre outros”.

Planejamento da viagem

Para não ser surpreendido com os gastos ao fim de cada feriado, o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, recomenda que o turista planeje bem a sua viagem. “São muitos feriados prolongados e, inevitavelmente, os gastos tendem a ser maiores. Por isso, é preciso definir o roteiro e orçar os custos. São dicas simples como pesquisar sobre o local escolhido, os passeios previstos, o tempo de permanência e o que pretende gastar durante o período”, explica.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
TurismoÚltimas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments