PIB indica leve melhora da economia; Fiemg divulga amanhã cenário em MG - Interesse de Minas

PIB indica leve melhora da economia; Fiemg divulga amanhã cenário em MG

A expectativa em MG é de um cenário fortemente afetado, negativamente, pela indústria extrativista

  • por em 4 de dezembro de 2019 | atualizado: 13/02/2020 - 12:15

(Foto: Pixabay.com)

João Carlos Firpe Penna
joaocarlos@interessedeminas.com.br

O resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre de 2019 indica uma leve melhora na economia nacional, com indícios de recuperação. No entanto, as comemorações do governo Bolsonaro têm sido desproporcionais ao resultado em si.

O PIB do trimestre cresceu 0,6%, com destaque para o setor agropecuário, com alta de 1,3%, seguido pela indústria (0,8%) e serviços (0,4%). Na indústria, o setor de maior destaque foi a construção civil, cuja recuperação historicamente antecede a de outros segmentos relevantes.

Agora é preciso ficar atento aos dados sobre o desempenho da indústria mineira, que serão divulgados nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A expectativa é de um cenário fortemente afetado, negativamente, pela indústria extrativista, em razão da expressiva retração do setor de mineração no estado em consequência da tragédia da Vale, em Brumadinho, no começo do ano, no dia 25 de janeiro.

No plano nacional, o PIB deve fechar o ano em alta de 1,1% a 1,2%, com chances de crescer até acima de 2% em 2020, como passaram a prever os especialistas depois dos resultados dos últimos meses.

Para Minas Gerais, contudo, os resultados serão piores, tanto este ano quanto em 2020. A gestão Zema tem, portanto, nos próximos anos, o desafio de mostrar que realmente faz um “governo diferente”, como diz seu slogan – e tentar reverter este quadro para se tornar um “estado eficiente”.

A conferir.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
Papo retoÚltimas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments