Fim do túnel? Sobe confiança da indústria; Usiminas gera 330 empregos - Interesse de Minas

Fim do túnel? Sobe confiança da indústria; Usiminas gera 330 empregos

A economia mineira começa a dar sinais de recuperação e demonstra que pode haver “luz no fim do túnel” logo adiante

  • por em 20 de setembro de 2019 | atualizado: 13/02/2020 - 12:19

Usiminas anunciou investimentos da ordem de R$ 220 milhões para os próximos anos (Foto: divulgação/Usiminas)

João Carlos Firpe Penna
joaocarlos@interessedeminas.com.br

A economia mineira começa a dar sinais de recuperação e demonstra que pode haver “luz no fim do túnel” logo adiante. Acaba de ser divulgado, nesta sexta-feira (20/09), pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de setembro, que apontou uma melhoria em relação ao mês de agosto.

Na quarta-feira (18/09), foi a vez da Usiminas anunciar investimentos da ordem de R$ 220 milhões para os próximos anos, com geração, ainda em 2019, de 330 empregos diretos no estado. Também nesta semana, entidades como Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) se mostram otimista com a injeção dos recursos do FGTS na economia.

Confiança para os próximos meses

O índice medido pela Fiemg alcançou 60,2 pontos, avançando 0,4 ponto em relação à leitura do mês anterior (59,8 pontos). O indicador, que acumulava retração de 7,9 pontos de março a junho, reverteu o quadro de queda pelo terceiro mês consecutivo.

O aumento da confiança dos empresários foi decorrente da percepção de melhora das condições atuais da economia e das expectativas mais positivas para os próximos seis meses.

Segundo Daniela Muniz, analista de Estudos Econômicos da Fiemg, alguns fatores foram determinantes para o resultado positivo, como “a evolução do processo de aprovação da reforma da Previdência; a inflação controlada, com espaço para uma queda ainda maior da taxa Selic; e as ações de desburocratização do ambiente de negócios, como a aprovação da Medida Provisória da Liberdade Econômica”.



** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
Papo retoÚltimas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments