Argentina: calote piora cenário econômico para Zema e Bolsonaro

A pauta de exportações de Minas Gerais para a Argentina inclui dois setores essenciais para a economia do estado: mineração e automotivo

A Fiat Chrysler (FCA), que tem fábrica em Betim, está prevendo redução de 30% nas exportações para a Argentina neste ano (Foto: divulgação/FCA)

João Carlos Firpe Penna
joaocarlos@interessedeminas.com.br

Um novo “abacaxi” para o governador Romeu Zema descascar, no campo da economia vem da Argentina. A má notícia é que os “hermanos” acabam de anunciar o calote da sua dívida externa e dos compromissos financeiros em geral.

Para complicar o cenário para Minas Gerais, a pauta de exportações para a Argentina inclui dois setores essenciais para a economia do estado: mineração e automotivo. No primeiro, o estrago para este ano já é irreversível e começou com a tragédia de Brumadinho, em janeiro.

No setor automotivo, o carro chefe é a Fiat Chrysler (FCA), que está prevendo redução de 30% nas exportações para a Argentina neste ano. Em 2018, as vendas para lá atingiram 64 mil unidades.

O setor automotivo nacional avalia que poderá reduzir em pelo menos 240 mil o total de unidades exportadas para a Argentina neste ano.

No âmbito mais geral, o cenário, para o Brasil e para Minas, particularmente, depende dos entendimentos do já quase-derrotado governo de Mauricio Macri, que perdeu recentemente as eleições primárias para a chapa peronista de Alberto Fernández e Cristina Kirchner.

Este quadro é duplamente ruim para o Brasil. Na economia, o estrago está feito, pois a Argentina é o terceiro maior parceiro do Brasil, atrás de China e EUA.

Na política, o estrago está em andamento, pois Bolsonaro fez campanha aberta para Macri – o que ajudou a alavancar Fernández.

Em tempo: enquanto Macri se enterra por lá, por aqui reprovação de Bolsonaro bate recorde e vai a 38%, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda feira (02/09).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
Papo retoÚltimas

All Comments