FGTS pode aliviar mineiros que não conseguem pagar suas dívidas - Interesse de Minas

FGTS pode aliviar mineiros que não conseguem pagar suas dívidas

Dados da CNC apontam que 31% das famílias endividadas em Minas Gerais estão inadimplentes, ou seja, não conseguem pagar as dívidas; a média nacional é 23,6%

  • por em 30 de julho de 2019 | atualizado: 13/02/2020 - 12:45

O número de famílias inadimplentes em Minas Gerais superam a média nacional (Foto: Artur Luiz/Flickr)

Patrícia Adriely
patricia@interessedeminas.com.br

A decisão do Governo Federal de liberar os saques nas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode trazer grande alívio no orçamento das famílias mineiras. E a importância desta situação pode ser medida quando se sabe que, hoje, os mineiros em atraso com suas dívidas superam a média brasileira.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que 31% das famílias endividadas em Minas Gerais estão inadimplentes, ou seja, que não conseguem pagar suas dívidas no prazo estipulado. A média nacional é 23,6%.

O limite de saque determinado pelo governo para esse ano é de R$ 500, a partir de setembro. Para a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Barbara Guimarães, o impacto desse valor vai ser muito pequeno na economia no curto prazo.

“É uma medida para alavancar as famílias, ou seja, criar condições para que possam pagar suas dívidas e consumir em pequena magnitude. Ao pagar essas dívidas, a tendência é recuperar o crédito e, com o nome limpo, voltar a fazer compras a prazo. Isso aquece o comércio e estimula a economia. Os empresários ficam mais confiantes e podem voltar a investir e gerar empregos”, afirma ela.

Outros levantamentos realizados recentemente pela Fecomércio- MG, para medir a confiança dos empresários e a satisfação dos consumidores, mostram cenário negativo. Em junho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu para 109,7 pontos, ante 114,2 em maio. A Intenção de Consumo das famílias (ICF) ficou em 84,7 pontos, contra 91,2 no mês anterior.

Bárbara diz que liberação do FGTS pode ajudar a aumentar esses índices em pequena escala, mas não são suficientes. “Essa melhora depende muito mais da aprovação das reformas estruturais que estão na pauta do governo e do Congresso Nacional – entre elas as reformas da Previdência e a tributária”.

Ela explica: “Estas reformas são fundamentais para criar um ambiente mais propício para a volta dos investimentos e, com eles, da geração de empregos, o que é fundamental para um país que tem 13 milhões de desempregados e mais 15 milhões que tem ocupações precárias”, finaliza.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
EconomiaÚltimas

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ademilson_maciel

Essa proposta foi uma tremenda facada no trabalhador. Este valor não vai resolver o problema da grande maioria e vai deixar o mesmo preso ao sistema.

Michele

é só não pegar, ninguém é obrigado oras !

ademilson_maciel

Não foi este o objetivo da proposta.

Michele

É óbvio que 500,00 não vai resolver o problema financeiro de ninguém. Quem quiser pegar que pegue, isso é para injetar mais grana na economia, isso é para fazer vc gastar seu dinheiro pagando alguma conta ou comprando algo. Afff, quem quiser pegar pega, quem não quiser que deixe onde está, simples assim.

ademilson_maciel

Desisto. Bom trabalho para você.

Michele

Insisto ! VOCÊ DISSE QUE NÃO FOI ESTE O OBJETIVO DA PROPOSTA, qual foi então ?

Alex Vieira

PURA VDD

Puxa-frango

O confisco do FGTS do trabalhador que pede demissão é uma pi-lan-tra-gem. Recolhe aquilo que é seu e depois você não tem direito de usufruir, a não ser que esteja morrendo de câncer ou que a enchente leve sua casa. Aí, de vez em quando fazem uma graça e liberam uma parte daquilo que supostamente é seu, mas que você não pode por a mão.

Alex Vieira

PRO INFERNO ELES COM ESSES 500$ EU QUERO SACAR O MEU DINHEIRO TODO QUE ASSIM CONSIGO PAGAR MINHAS DIVIDAS E FAZER ALGO NA MINHA CASA, 500$ VAI PAGAR O QUE EU GASTEI FINAL DE SEMANA.