Passagem aérea sobe 20% em Minas; ANAC lava as mãos - Interesse de Minas

Passagem aérea sobe 20% em Minas; ANAC lava as mãos

Os preços das passagens aéreas subiram absurdos 20% em Minas nos últimos 12 meses, contra uma inflação média de 3,5% no país

  • por em 23 de julho de 2019 | atualizado: 13/02/2020 - 12:45

(Foto: divulgação/BH Airport)

Da redação
redacao@interessedeminas.com.br

Os preços das passagens aéreas subiram absurdos 20% em Minas nos últimos 12 meses, contra uma inflação média de 3,5% no país. Em nível nacional, o resultado é ainda mais assustador: as passagens subiram 31%.

Em vez de também defender os interesses da população, a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – funciona na prática como “advogada” das empresas do setor. A desculpa esfarrapada é de que a precificação do segmento é complexa e depende de fatores como oferta, demanda e concorrência. Ou seja, não existe regulação. Para a ANAC, a população que se dane.

No governo Temer, por exemplo, a ANAC liberou a cobrança por mala nos voos sob o argumento de que a medida iria reduzir o preço das passagens. E que a entidade iria fiscalizar “possível formação de cartéis” por parte das companhias. Quem tem viajado nos últimos meses sabe exatamente o que está acontecendo…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Article Categories:
Papo retoÚltimas

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
betacaroteno

Só não viajar de avião e usar outros meios.
Oferta e procura funciona em qualquer parte do mundo, pq não funcionaria no Brasil?
Regular preços é q não tem cabimento…

Gustavo

Que ignorância. O que a ANAC poderia fazer? A Lei nº 11.182/2005 diz em seu art. 49 que “na prestação de serviços aéreos regulares, prevalecerá o regime de liberdade tarifária”. Precisa que explique mais? Se precisar, explico: as empresas aéreas têm liberdade para definir os preços de suas passagens.

O CÚMULO DA IMBECILIDADE: “ANAC liberou a cobrança por mala nos voos sob o argumento de que a medida iria reduzir o preço das passagens”.

Meu caro (minha cara?), cerca de 30% do custo operacional das empresas é de combustíveis. Em 2018 o querosene de aviação teve um aumento de 37%. E 50% dos custos são em dólar, que teve uma valorização média de 14,5%. E ainda assim sabe quanto aumentou o preço médio das passagens em 2018??? 0,97% quando considerada a inflação! Isso porque a Azul aumentou 7% e a Avianca aumentou 4,2%. Já a Gol REDUZIU em 3,5% e a Latam em 0,8%!

Gente que não entende do assunto deveria ficar calada para não falar bobagem.

Júlio Rocha

Não é isso meu caro. Todas as justificativas foram no sentido de que as passagens iriam baixar. Cambada de mentirosos. Vc defende pq deve ser riquinho ou trabalhar numa dessas empresas.

Rodrigo Milan Procópio

EM é analfabeto funcional! Péssimas matérias e desserviço para o povo mineiro. Não existe editor, existe tumulto e falta de bom senso e ora concordância também.

Júlio Rocha

Vergonha, vergonha, vergonha. E o que este governo faz? Vira as costas para o povo…

J Duarte

Estamos no Brasil. Esse papo de tirar direitos dos passageiros para beneficia-los é conto da carochinha. O pior de tudo, é que o valor da cobrança da mala foi multiplicado e tornou um inferno levar mala de bordo. Eu sempre preferi não despachar, pois cancei de ter malas estragadas e a demora na restituição é de doer. Estamos nas mãos de poucas empresas. Hoje é mais barato vôos internacionais que os nacionais.

Noir

Desculpa não seu verme imundo. E exatamente o que a ANAC falou. Concorrência. Não tem eles colocam o preço que quiser. Aí me vem o filho da pu ta do blogueiro aí e fala em regulamentar o que acarreta em não ter concorrência. Sério, vc deveria e se matar seu lixo imundo.

O povo burro!

É só ir de carro, toda vez que vou viajar para estados que fazem divisa com mg, eu sou vou de carro….e na maioria das vezes as minhas viagens são para sp,rj e ba…então eu to tranquilo…