check your markup here (enter markup between HEAD tag) : https://validator.ampproject.org/ Enter HTML in Body (beginning of body tag)
Cultura

Governo destinará R$ 2,5 milhões à cultura popular mineira

Da redação
redacao@interessedeminas.com.br

Em busca de valorizar e promover as manifestações e expressões da arte e da cultura popular mineiras, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais lançou recentemente editais para investir em projetos culturais de pessoas físicas e de prefeituras municipais ou entidades conciliadas, com um investimento de R$ 2,5 milhões.

A proposta ainda tem o objetivo de valorizar as regiões que recebem menos investimentos culturais, com base no baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, explica que este modelo de edital é único no país.

“Quando assumimos a secretaria, em fevereiro de 2019, fizemos uma estatística de distribuição de verba pública incentivada e percebemos que 70% dos recursos de lei de incentivo eram distribuídos para Belo Horizonte, e os outros 30% para os outros municípios. Essa injustiça nós vamos reparar com este formato de edital. Um município com baixo IDHM terá cinco vezes mais chance de ser contemplado. É exatamente assim que vamos, de fato, democratizar a distribuição dos recursos, apoiar a cultura que se faz no Vale do Jequitinhonha e outras regiões historicamente desassistidas pelo governo anteriormente”, enfatiza Matte. O prazo para inscrição de projetos concorrentes aos três editais “Minas de Culturas Populares”, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), vai até o dia 2 de março de 2020.

Saiba mais sobre os editais

1 – Culturas Populares

Premiará iniciativas de artistas, mestres e demais profissionais (pessoa física) vinculados à cultura popular e tradicional visando promover, valorizar e fortalecer as expressões dos diversos grupos e manifestações da cultura popular, tradicional, urbana, afro-brasileira, indígena e outras.

Público-alvo: Artistas, mestres, artesãos, produtores, pesquisadores e pessoas físicas vinculadas à cultura popular e/ou tradicional

Total a ser investido: R$ 500 mil – Modalidade: premiação

2 – Nossa Cultura (Pessoa Jurídica)

Destina-se aos órgãos ou entidades de direito público municipal, visando estimular a realização de projetos culturais nas diversas linguagens e temáticas, tais como mostras, festivais, exibições, circuitos de arte, festas populares e outros. Pela modalidade de repasse aos municípios privilegia a descentralização dos investimentos do FEC via análise do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM).

Público-alvo: órgãos ou entidades de direito público municipal de natureza cultural

Total a ser investido: R$ 1 milhão – Modalidade: convênio / repasse a municípios

3 – Nossa Cultura (Pessoa Física)

Premiará artistas, produtores e demais profissionais vinculados à cultura para a realização de ações e atividades culturais, tais como concursos, mostras, feiras, festivais, festas populares e outras, com o objetivo de promover a difusão e o acesso aos bens culturais de Minas Gerais, com foco na descentralização dos investimentos do FEC via análise do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios – IDHM.

Público-alvo: artistas, produtores e demais profissionais vinculados ao universo da cultura e arte. Quem pensa, cria, produz e faz cultura.

Total a ser investido: R$ 1 milhão – Modalidade: premiação

Interesse de Minas

Ver Comentários

  • Quando estive à frente do escritório Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais, realizamos um consistente trabalho pelo interior do estado e fizemos de Minas Gerais o segundo colocado em prêmios no edital de Cultura Populares do MinC em 2017. Em 2018 o edital foi regionalizado e Minas Gerais ficou em primeiro lugar no Sudeste e levou mais prêmios em relação aos estados brasileiros.

    Minas é muito rica!!!
    E precisamos transformar essa riqueza em produtos turísticos e culturais.
    Muitos projetos já estão prontos!

    Sucesso ao edital!!!

Recent Posts

Água: cobrança e controle

Confira o artigo de Patrícia Boson

4 anos atrás

Com pandemia, desembolso do BDMG a empresas mineiras em 2020 bate recorde

Valor é 118% superior ao disponibilizado em 2019; para o segmento de micro e pequenas…

4 anos atrás

“Eu curto o comércio de Minas”: campanha visa incentivar economia local

O objetivo da promoção, que distribuirá diversos prêmios, é fomentar o comércio local, incrementar a…

4 anos atrás

Com capital inicial de R$ 100 mi, banco internacional expande negócios em Minas

Instituição financeira instalada em Pouso Alegre atende principalmente ao setor de infraestrutura

4 anos atrás

Governo de MG inicia plano de concessão de parques para setor privado

A Rota de Grutas Peter Lund será a primeira a integrar o Programa

4 anos atrás

Natal é a esperança dos lojistas da capital para amenizar prejuízos de 2020

Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na…

4 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!