check your markup here (enter markup between HEAD tag) : https://validator.ampproject.org/ Enter HTML in Body (beginning of body tag)
Entenda melhor

Por que a chuva está arrasando cidades mineiras? Entenda

Da redação
redacao@interessedeminas.com.br

As fortes chuvas que atingem Minas há cerca de uma semana já deixaram 54 mortos e mais de 30 mil desabrigados. Os estragos são contabilizados em diversas regiões do estado, até mesmo em áreas rurais, mas na maioria dos casos o problema tem uma razão comum: a falta de planejamento urbano.

A ocupação inadequada do solo, problema presente na maioria das cidades de médio e grande porte, é apontada por especialistas como um dos principais motivos para as enchentes, alagamentos e deslizamentos que chocaram o país nos últimos dias.

A capital mineira, que nos últimos dias foi arrasada pelas chuvas inclusive em bairros da zona sul, é um exemplo perfeito para o problema. Com um projeto urbanístico que optou por canalizar a maioria dos grandes rios, a metrópole agora precisa conviver com o risco de ser submersa a cada nova tempestade.

O urbanista Sérgio Myssior explica que a adoção do modelo seguido por BH, quando o engenheiro Aarão Reis projetou a cidade, há 122 anos, foi inspirado em projetos internacionais, considerados os melhores à época.

“A oferta e a disponibilidade de água na região foi um dos fatores que influenciaram a escolha do lugar para a implantação da capital. Nas décadas de 1960 e 1970, houve um programa intenso de canalização dos rios, como aconteceu com o Leitão, que passa pela Prudente de Morais e vai até o Centro. Todos esses mananciais recebiam esgoto e os gestores, à época, entenderam que a melhor solução para esse problema sanitário seria canalizar tudo”, explica.

Myssior ressalta, ainda, que a verticalização da cidade reduziu dr asticamente as áreas que poderiam absorver parte da água das chuvas. “Com o crescimento dos prédios substituindo casas que tinham quintais com áreas permeáveis, a água passou a ser totalmente direcionada para o sistema de drenagem pública e o resultado é esse que estamos assistindo”, analisa o especialista.

Soluções possíveis

Em todo mundo, o problema das enchentes é um ponto de preocupação para gestores públicos e, até o momento, não há soluções definitivas para a questão, afirma Myssior. Para ele, o uso de parques e áreas naturais como pontos de drenagem da água é uma das possibilidades.

“BH tem mais de 70 parques, que podem ser usados melhorar a capacidade de drenagem e retenção dessa água de chuva. As áreas de lazer podem se transformar em piscinas durante a chuva, como bacias de acumulação para retardar a dispersão dessa água”, sugere.

Outra alternativa citada pelo urbanista é criar, nos prédios, caixas de retenção e retardo, que podem ficar no subsolo para se encherem durante as chuvas. “Há ainda a urgência na habitação de interesse social, que não existe e gera um déficit enorme. Assim, áreas de risco são ocupadas, como tem acontecido em todo estado”, conclui.

Interesse de Minas

Recent Posts

Água: cobrança e controle

Confira o artigo de Patrícia Boson

3 anos atrás

Com pandemia, desembolso do BDMG a empresas mineiras em 2020 bate recorde

Valor é 118% superior ao disponibilizado em 2019; para o segmento de micro e pequenas…

3 anos atrás

“Eu curto o comércio de Minas”: campanha visa incentivar economia local

O objetivo da promoção, que distribuirá diversos prêmios, é fomentar o comércio local, incrementar a…

3 anos atrás

Com capital inicial de R$ 100 mi, banco internacional expande negócios em Minas

Instituição financeira instalada em Pouso Alegre atende principalmente ao setor de infraestrutura

3 anos atrás

Governo de MG inicia plano de concessão de parques para setor privado

A Rota de Grutas Peter Lund será a primeira a integrar o Programa

3 anos atrás

Natal é a esperança dos lojistas da capital para amenizar prejuízos de 2020

Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!