check your markup here (enter markup between HEAD tag) : https://validator.ampproject.org/ Enter HTML in Body (beginning of body tag)

“É nítido: comércio em MG está perdendo fôlego”, avalia economista da Fecomércio

Raul Mariano
raulmariano@interessedeminas.com.br

Bastaram cinco meses do novo governo federal para que as expectativas de recuperação econômica no setor do comércio, criadas antes das eleições, começassem a cair em Minas.

Os índices de confiança dos empresários do setor em Minas tiveram a primeira queda desde agosto do ano passado, segundo medição feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). Economistas já preveem também redução do PIB do estado no primeiro trimestre.

LEIA TAMBÉM:
Por que as expectativas de crescimento e de mudanças caíram em MG e no Brasil?

As dificuldades de articulação entre o Planalto e o Congresso têm tornado a aprovação das chamadas pautas reformistas mais demorada do que o esperado. E isso tem  alterado os humores do mercado.

O resultado é a cautela da classe empresarial, que tem prorrogado investimentos diante de um cenário de incertezas. Desencorajados, indústria e comércio seguem empacados à espera de sinais mais robustos de aquecimento econômico.

“Nos últimos meses, temos observado dados oficiais mostrando desempenhos aquém do esperado. A indústria vem registrando perdas, sobretudo por causa de Brumadinho, e isso vem puxando o comércio também”, afirma Guilherme Almeida, economista da Fecomércio-MG.

Para ele, a cada dia, os sinais de retomada se tornam menos evidentes para o comércio, e isso, inevitavelmente, “afeta as decisões de consumo das pessoas”. A avaliação leva em conta também os chamados motores do setor, como as datas comemorativas, que têm grande apelo comercial e, tradicionalmente, aumentam as vendas.

“Portanto, é de se esperar um resultado negativo do PIB no primeiro trimestre tanto para o Estado quanto para o país”, sentencia Almeida.

Projeções desfavoráveis

Dois indicadores que compõem o chamado Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) diminuíram cerca de 2 pontos percentuais em abril, impactando de forma geral a análise. Segundo nota divulgada pela Fecomércio-MG, “o Indicador de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que mede as perspectivas para a economia brasileira, para o comércio e para os estabelecimentos, foi de 157,4 pontos, apurados em março, para 155,4 em abril”.

Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iec), variável que considera o planejamento para o quadro de funcionários, planos de melhorias e ainda a situação dos estoques das empresas para estimar o nível de investimento desses negócios, reduziu de 103,1 para 101,1 pontos.

“É nítido: o comércio está perdendo o fôlego”, conclui Almeida.

Interesse de Minas

Recent Posts

Água: cobrança e controle

Confira o artigo de Patrícia Boson

3 anos atrás

Com pandemia, desembolso do BDMG a empresas mineiras em 2020 bate recorde

Valor é 118% superior ao disponibilizado em 2019; para o segmento de micro e pequenas…

3 anos atrás

“Eu curto o comércio de Minas”: campanha visa incentivar economia local

O objetivo da promoção, que distribuirá diversos prêmios, é fomentar o comércio local, incrementar a…

3 anos atrás

Com capital inicial de R$ 100 mi, banco internacional expande negócios em Minas

Instituição financeira instalada em Pouso Alegre atende principalmente ao setor de infraestrutura

3 anos atrás

Governo de MG inicia plano de concessão de parques para setor privado

A Rota de Grutas Peter Lund será a primeira a integrar o Programa

3 anos atrás

Natal é a esperança dos lojistas da capital para amenizar prejuízos de 2020

Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!