check your markup here (enter markup between HEAD tag) : https://validator.ampproject.org/ Enter HTML in Body (beginning of body tag)
Sete meses andando de lado, sem sair do lugar. É esse o balanço feito por economistas para resumir as ações do governo de Minas sob a gestão de Romeu Zema. Para os especialistas, nem mesmo os projetos que conseguiram ser concretizados – como o novo modelo de escolha do “secretariado”, baseado em critérios rigorosamente técnicos – deram os resultados prometidos.
É preciso lembrar que o governador Romeu Zema herdou de seu antecessor, Fernando Pimentel, um cenário absolutamente desfavorável, com os cofres vazios, déficits acumulados e até os salários do funcionalismo, incluindo o 13º, atrasados.
O mais grave é que, neste contexto, não houve, sob a gestão Zema, nenhuma medida capaz de ao menos criar expectativas de recuperação econômica. Em meio à forte dependência de setores como a extração mineral e a construção civil – ambos afundados em crises sem precedentes há pelo menos dois anos –, não se vê luz no fim do túnel.
“As receitas do governo despencaram em razão do baixo desempenho da economia mineira e as despesas continuaram crescendo desde o governo passado, gerando uma situação de incapacidade de pagamento de folha salarial e das parcelas da dívida pública estadual”, analisa Márcio Salvato, economista do Ibmec.
Salvato afirma que a conjuntura não é boa e que a solução passa por questões que dependem, em grande medida, da capacidade de articulação política de Zema. “Nas mãos do governo está a renegociação da dívida pública, a inclusão da previdência estadual na reforma da previdência em tramitação no Senado Federal. São instrumentos essenciais para alavancar o crescimento de setores-chave da economia”, ele diz.
O governador Zema também contabiliza ações que contribuíram para desgastar ainda mais sua gestão. Na área da educação, foram inicialmente extintas 81 mil vagas de ensino integral no estado. Dias depois, pressionado, o governador foi obrigado a recuar, remontando o programa de forma parcial, em troca da aprovação do projeto de reforma administrativa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Mesmo assim, mais de 30 mil alunos permanecem sem acesso à carga horária integral.
Em seguida, contrariando sua pregação durante a campanha eleitoral, o governador foi obrigado a autorizar a participação dos seus secretários em conselhos de administração de empresas estatais como forma de aumentar os seus salários, com os chamados “jetons”.
O reaquecimento da economia é a única salvação possível para o governo Zema. Quem afirma é presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Paulo Bretas.
“Enquanto o crescimento não voltar a acontecer, não vejo condições de mudança. Qualquer regime de recuperação fiscal que venha a ser assinado, vai implicar na exigência de privatizações de empresas como Cemig e Copasa, congelamento de salários dos servidores e cancelamento de concursos públicos. Tudo isso produz muita incerteza na vida das famílias, o que não me parece promissor”, avalia.
Para o economista, uma análise mais aprofundada dos problemas enfrentados por Minas revela que o estado está completamente estagnado. “Não se consegue estabelecer uma política de desenvolvimento, não se consegue recuperar capacidade de planejamento, não se consegue investir em saúde, infraestrutura ou segurança”, explica.
Até impactos políticos da inércia governamental podem ser previstos, destaca o economista. “Em suma, o governo Zema se assemelha muito ao governo Pimentel porque não consegue superar a crise. É algo muito complexo. Considerando o cenário de hoje, acho difícil que ele se reeleja”, conclui Bretas.
Valor é 118% superior ao disponibilizado em 2019; para o segmento de micro e pequenas…
O objetivo da promoção, que distribuirá diversos prêmios, é fomentar o comércio local, incrementar a…
Instituição financeira instalada em Pouso Alegre atende principalmente ao setor de infraestrutura
A Rota de Grutas Peter Lund será a primeira a integrar o Programa
Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na…
Ver Comentários
Se esta paralisado, pode-se considerar um bom sinal, pois estava em queda livre no governo Pimentel....
boa
E VAI CONTINUAR PARALIZADO ATE PARALIZAR VOCE. ELE NAO TEM COMPETENCIA PARA EXERCER O CARGO QUE OCUPA. PARALIZIA NAO EH BOM PARA O ESTADO. ELE NAO TEM PROJETO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO EM ACAO,APESAR DE PEGAR UM ESTADO QUEBRADO EM CONSEQUENCIA DA ECONOMIA NACIONAL, QUE ESTA CRESCENDO IGUAL RABO DE CAVALO, PRA BAIXO.
Bom era Aecim
Se os anteriores tivessem competencia, MG não estaria afundada.
......apesar de pegar um estado quebrado em consequência dos desmandos e corrupção do PT assim como a economia nacional que também foi prejudicada devido novamente à corrupção do seu partido o PT. Agora estar se tentando colocar os trilhos no lugar.
O PT acabou de destruir o estado, Zema pegou a economia destruída, e o pilantrel deixou contas a pagar 30 bilhões vencidas sem receita, cometeu crime, aliás mais um do pilantra.
Consertar a economia de um país destruido NUNCA que se resolve de um dia para o outro.
E agora o Zema está continuando tudo que condenava nas promessas de campanha. Continua destruindo o Estado pagando jetons a esse vagabundo que só sabem sugar os cofres públicos. Tudo a mesma coisa, só mudo o nome do partido. Vermes
e estranho que o TCE, tribunal de contas do estado, acabou de aprovar as do contas do ex-governador PILANTREL. Um absurdo, só mesmo num país de nome Brasil. Mas as coisas estão caminhando rumo às mudanças.
Nada a comemorar. Mais do mesmo. Funcionalismo público recebendo salário fracionado e este governo pagando jetons. Inadmissível. Esta pessoa não ganha nem para síndico se depender do meu voto. Estou arrependido e frustrado com tanta notícia ruim deste governo que faz tudo o contrário do prometido. .
Esta pessoa a qual você se refere prometeu o que mesmo?
seja feliz com o pt na próxima eleição então.
Só pode ser comediante.
Nem PT, nem zema, nem novo temos que ter outras opções.
Q do da imprensa escrita parada no tempo com comentarista despreparados para o hj e o amanhã...e o EM acostumado com verbas e anúncios comprados...acabou a farra.
O cara ate agora só acumula fracassos
Sem comentários...saia da amargura procure a felicidade.Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original --------De: Disqus Data: 31/08/19 10:32 (GMT-03:00) Para: fredhonorato10@gmail.com Assunto: Re: Comment on Estado paralisado: um balanço de sete meses do governo Zema "O cara ate agora só acumula fracassos"
Settings
A new comment was posted on interessedeminas-uai
Jose Carlos Prado Alves
O cara ate agora só acumula fracassos
9:32 a.m., Saturday Aug. 31
|
Other comments by Jose Carlos Prado Alves
Reply
to Jose Carlos Prado Alves
Jose Carlos Prado Alves’s comment is in reply to
Frederico Augusto Honorato San:
Q do da imprensa escrita parada no tempo com comentarista despreparados para o hj e o amanhã...e o EM acostumado com verbas e anúncios ... Read more
You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about replies to fredericoaugustohonoratosantos.
You can unsubscribe
from emails about replies to fredericoaugustohonoratosantos
by replying to this email with "unsubscribe"
or reduce the rate with which these emails are sent by
adjusting your notification settings.
O desgoverno do assaltante terrorista Pimentel o omisso, o queridinho das idiotas das professoras masoquistas mineiras destriu a economia da máquina estatal. Queriam o que?
EM, bom mesmo era o PT né? Roubando e patrocinando a imprensa. Agora que a mamata acabou, começa o ataque. Só que hoje a maior fonte de informações da população, são as redes sociais. Não adianta mais, adapte aos novos tempos, ou fechará as portas. Aprenda a ganhar dinheiro com as notícias sérias que vendem, e que valem a pena comprar. Patrocinio do estado, não irão ter nunca mais, pois o PT e outros partidos que sempre fud.... o povo brasileiro e sempre beneficiou os GRANDES, não governará mais este país.
EM + TEMPO + UAI a farra acabou depois do PT quebrar o estado, podemos dizer que estamos aos pouco melhorando e tempos bons tempos estão vindo... o problema é que os jornais acima citados são da turma do Kalil e do Medioli e sabem que com a performance do NOVO e Romeu Zema no governo estadual, BH e região metropolitana podem sim ter novos prefeitos do partido NOVO ano que vem, muito mais competente e menos populista. A farra acabou!
jornalzinho de quinta, está falindo, só pública matéria desconexa da realidade política.
Jornalista mal informado. A receita do Estado vem subindo, apesar da crise. E o Estado hoje tentando se reorganizar depois que o PT deixou a bagunça feita.
Anastazia e Aecio Cavaram um buracão... Pimentel jogou MG neste buraco... e o Zema que não sabia de nada de Governo mentiu para todo mundo dizendo que tirava MG desta... Não tira. Está se provando tão incompetente quanto seus antecessores.
Basta olhar com o minimo de olhar critico aos numeros vemos que ele não consegue dar rumo diferente e fez promessas absolutamente falsas.
Ainda nao tivemos nenhuma boa opção.
Com o legislativo fazendo oposição, tembem complica a situação.