check your markup here (enter markup between HEAD tag) : https://validator.ampproject.org/ Enter HTML in Body (beginning of body tag)

Contrariando tendência nacional, cresce confiança do empresário do comércio de BH em março

Da redação
redacao@interessedeminas.com.br

Empresários do setor do comércio de Belo Horizonte estão sustentando uma posição de otimismo em relação ao desempenho do setor na capital mineira em março. A tendência contraria uma inclinação do empresariado nacional, que está menos otimista com a economia em geral nesses primeiros meses de governo Bolsonaro.

Os indicadores referentes a BH foram divulgados recentemente pela Fecomércio MG. De acordo com pesquisa da entidade, a situação atual do comércio colaborou para que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Belo Horizonte variasse positivamente, chegando aos 120,7 pontos em março. Em fevereiro, o índice registrou 117,4, e em janeiro, 114 pontos.

Leia também:
Por que as expectativas de crescimento e de mudanças caíram em MG e no Brasil?

Ainda segundo a entidade, “o crescimento, em sequência, acontece desde o mês de setembro de 2018. Os dados permanecem na fronteira do otimismo (acima dos 100) pelo quinto mês seguido. O índice é elaborado mensalmente pela Fecomércio MG, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)”.

Por sua vez, pesquisa também recente da Fundaçã o Getúlio Vargas (FGV) indicou que tanto o Indicador de Confiança Empresarial quanto o de Confiança do Consumidor apresentaram queda de 2% em março, voltando sintomaticamente aos patamares do início de outubro do ano passado, exatamente o período anterior ao da vitória de Bolsonaro nas urnas.

No caso da pesquisa realizada em BH, o aumento do índice para o mês de março se deve, principalmente, à percepção dos empresários em relação às condições da conjuntura do comércio, especificamente. “A inflação estável e o cenário mais favorável para obtenção de crédito impulsionaram o consumo e contribuíram para a melhora da percepção em relação à economia, ao comércio e à empresa. Sobre os seus negócios, 63,4% dos empresários perceberam uma melhora nas condições atuais”, avalia a analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro. 

Interesse de Minas

Recent Posts

Água: cobrança e controle

Confira o artigo de Patrícia Boson

4 anos atrás

Com pandemia, desembolso do BDMG a empresas mineiras em 2020 bate recorde

Valor é 118% superior ao disponibilizado em 2019; para o segmento de micro e pequenas…

4 anos atrás

“Eu curto o comércio de Minas”: campanha visa incentivar economia local

O objetivo da promoção, que distribuirá diversos prêmios, é fomentar o comércio local, incrementar a…

4 anos atrás

Com capital inicial de R$ 100 mi, banco internacional expande negócios em Minas

Instituição financeira instalada em Pouso Alegre atende principalmente ao setor de infraestrutura

4 anos atrás

Governo de MG inicia plano de concessão de parques para setor privado

A Rota de Grutas Peter Lund será a primeira a integrar o Programa

4 anos atrás

Natal é a esperança dos lojistas da capital para amenizar prejuízos de 2020

Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na…

4 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!