check your markup here (enter markup between HEAD tag) : https://validator.ampproject.org/ Enter HTML in Body (beginning of body tag)
Últimas

Em meio à pandemia, um terço dos belo-horizontinos estão inadimplentes

Da redação
redacao@interessedeminas.com.br

Pelo menos 33,6% dos belo-horizontinos não terão condições de honrar as dívidas contraídas. É o que aponta uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), que mediu o nível de inadimplência na capital mineira. O índice, que era de 31,4% em março, cresceu 2,2 pontos percentuais em um mês.

O economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, destaca que essa pesquisa é a primeira a captar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no orçamento familiar. “Estamos vivenciando um momento singular, cujos os efeitos da paralisação das atividades econômicas e do aumento do desemprego refletem na expansão do número de endividados na capital mineira. Ao reduzirem a sua renda, eles não conseguem honrar os compromissos mensais, contribuído para o avanço da inadimplência e do comprometimento das finanças”.

A pesquisa também mediu o percentual de endividados em Belo Horizonte. Após uma trajetória estável no primeiro trimestre do ano, a taxa avançou em abril, totalizando 74,6% da população, contra 72,1% em março. Esse percentual é 3,8 pontos menor que o alcançado no mesmo período do ano passado e 12,3 pontos superior a 2018.

A pesquisa retrata o comprometimento da renda familiar com financiamento de imóveis, carros, empréstimos, cartões de crédito, loj as e cheques pré-datados, bem como a capacidade de pagamento dos consumidores.

Perigos do cartão de crédito

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito continua como a opção mais utilizada pelos consumidores na capital mineira. Em abril, 85,1% fizeram dívidas nessa modalidade, contra 79,5% no mesmo período de 2019. O cartão de crédito é ainda mais utilizado por famílias com mais de dez salários mínimos (95,5%).

“Rotineiramente, os consumidores utilizam o cartão de crédito como um complemento do orçamento familiar mensal, o que é um grande risco, pois essa modalidade possui um dos maiores juros praticados no mercado, em média 260% ao ano no crédito rotativo. Diante desse cenário de pandemia, é fundamental que as famílias se planejem ao máximo para não perderem o controle do orçamento doméstico”, alerta Almeida.

Outras modalidades de dívidas citadas pelos entrevistados foram: carnês (16,1%), financiamento de carro (11,5%), financiamento imobiliário (8,4%), cheque especial (7,2%) e crédito pessoal (6,5%). Em Belo Horizonte, o endividamento representa 10% da renda familiar em 68,2% dos casos, sendo que para 22,3% dos entrevistados esse percentual atinge 50% do orçamento mensal. Em média, o tempo de comprometimento da renda é de sete meses.

Interesse de Minas

Recent Posts

Água: cobrança e controle

Confira o artigo de Patrícia Boson

3 anos atrás

Com pandemia, desembolso do BDMG a empresas mineiras em 2020 bate recorde

Valor é 118% superior ao disponibilizado em 2019; para o segmento de micro e pequenas…

3 anos atrás

“Eu curto o comércio de Minas”: campanha visa incentivar economia local

O objetivo da promoção, que distribuirá diversos prêmios, é fomentar o comércio local, incrementar a…

3 anos atrás

Com capital inicial de R$ 100 mi, banco internacional expande negócios em Minas

Instituição financeira instalada em Pouso Alegre atende principalmente ao setor de infraestrutura

3 anos atrás

Governo de MG inicia plano de concessão de parques para setor privado

A Rota de Grutas Peter Lund será a primeira a integrar o Programa

3 anos atrás

Natal é a esperança dos lojistas da capital para amenizar prejuízos de 2020

Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!