check your markup here (enter markup between HEAD tag) : https://validator.ampproject.org/ Enter HTML in Body (beginning of body tag)
Papo reto

Queda nos juros e no endividamento criam cenário positivo em MG

João Carlos Firpe Penna
joaocarlos@interessedeminas.com.br

Dados da Câmara de Diretores Lojista de Belo Horizonte (CDL/BH) indicam que, em setembro, caiu o percentual de endividados mineiros. De acordo com o Indicador de Dívidas em Atraso do Conselho Estadual do SPC, foi registrada redução de 4,02% na comparação com o mesmo mês do ano anterior (setembro de 2018).

Esse é o terceiro ano consecutivo em que ocorre recuo do endividamento nesta base de comparação. Esse percentual de queda foi o maior para o mês da série histórica, que teve início em 2011.

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, esse resultado positivo é explicado pela melhora de alguns indicadores econômicos, como a desaceleração da inflação e a queda dos juros.

“Com um ambiente mais favorável, os mineiros estão buscando sair do cadastro de devedores. Mesmo com o orçamento ainda apertado, os consumidores vêm tentando regularizar sua situação financeira e pagar suas dívidas para voltar ao mercado de crédito e de consumo”, comentou ele. Na variação mensal também houve redução d as dívidas de 0,43%.

Por sua vez, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) avaliou como muito positiva a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central de reduzir a taxa Selic, que caiu de 5,50% para 5,00% ao ano. Para a entidade, a autoridade monetária levou em conta três indicadores: a grande ociosidade dos fatores de produção, o atual nível de desemprego, que está muito elevado, e a ausência de pressões inflacionárias.

Apesar de o cenário ser ainda muito negativo, tais indicadores corroboram para uma esperada retomada da economia – tanto em nível estadual como no contexto nacional. Segundo especialistas, uma recuperação econômica neste final de ano seria fundamental para se criar uma base mais sólida para o país entrar em 2020 com perspectivas positivas.

Interesse de Minas

Recent Posts

Água: cobrança e controle

Confira o artigo de Patrícia Boson

3 anos atrás

Com pandemia, desembolso do BDMG a empresas mineiras em 2020 bate recorde

Valor é 118% superior ao disponibilizado em 2019; para o segmento de micro e pequenas…

3 anos atrás

“Eu curto o comércio de Minas”: campanha visa incentivar economia local

O objetivo da promoção, que distribuirá diversos prêmios, é fomentar o comércio local, incrementar a…

3 anos atrás

Com capital inicial de R$ 100 mi, banco internacional expande negócios em Minas

Instituição financeira instalada em Pouso Alegre atende principalmente ao setor de infraestrutura

3 anos atrás

Governo de MG inicia plano de concessão de parques para setor privado

A Rota de Grutas Peter Lund será a primeira a integrar o Programa

3 anos atrás

Natal é a esperança dos lojistas da capital para amenizar prejuízos de 2020

Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!