check your markup here (enter markup between HEAD tag) : https://validator.ampproject.org/ Enter HTML in Body (beginning of body tag)
Perspectivas

Indústria do futuro: setor automotivo será carro-chefe em Minas Gerais

Da redação
redacao@interessedeminas.com.br

A consolidação da chamada indústria 4.0 – etapa em que o setor produtivo será dominado pela tecnologia – irá criar pelo menos 30 novas profissões que serão indispensáveis para o desenvolvimento econômico. Em Minas Gerais, o setor automotivo está entre os que mais irão gerar postos de trabalho para essas novas funções. 

O estado é um dos polos automobilístico do país e abriga âncoras do segmento, como a fábrica da Fiat, em Betim, na Grande BH, em operação desde meados da década de 1970. Há, ainda, a Mercedes-Benz, que opera em Juiz de Fora desde 1999, e a Iveco, instalada em Sete Lagoas, na região central mineira desde os anos 2000.

O levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) sugere que a busca por competitividade levará toda cadeia de fabricação de automóveis e produtos correlatos a criar oportunidades para trabalhadores tanto no nível médio de formação quanto no superior.

A expectativa é que o nicho automotivo demande profissionais para vagas ligadas à transformação digital, com destaque para a robótica colaborativa e para a rotina da produção de motores e demais peças.

De acordo com as projeções do Senai, entre 31% e 50% das empresas vão criar vagas de mecânico de veículos híbridos, mecânico especialista em telemetria, programador de unidades de controles eletrônicos e técnico em informática veicular.

Exigência de qualificação

Para aproveitar as oportunidades que vão surgir, especialistas do Senai alertam que os profissionais da indústria precisarão manter um processo contínuo de atualização e aprendizado ao longo da vida, com permanentes requalificações.

Da mesma forma, as competências socioemocionais – as chamadas de softskills – que incluem a capacidade de trabalhar bem em equipe e a criatividade também serão valiosas para esse novo momento do trabalho na indústria.

“As tecnologias digitais vão criar uma miríade de novos negócios e transformar o mercado de trabalho. As pessoas terão um processo contínuo de aprendizado ao longo de vida. Vão precisar se requalificar permanentemente para adquirir novas competências”, explica o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

Outros segmentos

As mudanças não acontecerão somente na indústria automotiva. Setores como o de alimentos, bebidas e de petróleo e gás também serão impactados, integrando o mundo físico e o virtual por meio de tecnologias digitais, como a internet das coisas, big data e inteligência artificial.

CNI e Senai acrescentam que na indústria de alimentos e bebidas, está prevista, por exemplo, a criação de oportunidades para técnicos em processamento de alimentos em impressão 3D e especialista em aplicações de embalagens.

Interesse de Minas

Recent Posts

Água: cobrança e controle

Confira o artigo de Patrícia Boson

4 anos atrás

Com pandemia, desembolso do BDMG a empresas mineiras em 2020 bate recorde

Valor é 118% superior ao disponibilizado em 2019; para o segmento de micro e pequenas…

4 anos atrás

“Eu curto o comércio de Minas”: campanha visa incentivar economia local

O objetivo da promoção, que distribuirá diversos prêmios, é fomentar o comércio local, incrementar a…

4 anos atrás

Com capital inicial de R$ 100 mi, banco internacional expande negócios em Minas

Instituição financeira instalada em Pouso Alegre atende principalmente ao setor de infraestrutura

4 anos atrás

Governo de MG inicia plano de concessão de parques para setor privado

A Rota de Grutas Peter Lund será a primeira a integrar o Programa

4 anos atrás

Natal é a esperança dos lojistas da capital para amenizar prejuízos de 2020

Segundo pesquisa da CDL/BH, vendas de final de ano devem movimentar R$ 3,26 bi na…

4 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!